terça-feira, 12 de abril de 2011

APROVADO O PROJETO DE LEI QUE CRIA O PROGRAMA “BIBLIOTECA PÚBLICA NOS BAIRROS” DE AUTORIA DA VEREADORA PROFESSORA ARIEL BORTOLUZZI

O Projeto de Lei nº. 039/2010, de autoria da Vereadora Professora Ariel, que cria o Programa “Biblioteca Pública nos Bairros” tem como principal objetivo, a difusão da leitura através da democratização de livros, promoção do hábito de leitura diversas contribuindo dessa forma para a  formação de uma sociedade leitora.
            Segundo a Vereadora Profª. Ariel, o Programa “Biblioteca nos Bairros” irá oferecer a toda população, o acesso a livros, revistas e posteriormente o uso da internet para pesquisas escolares.
Pesquisas demonstram que no Brasil, a cada dez estudantes, quatro têm livros de literatura em suas residências, ou seja, há pouco estímulo à compra e conseqüentemente  à leitura de livros e similares.
Sabemos da complexidade da  educação, e  que seu nível de qualidade não pode ser vinculado apenas ao acesso de livros. Existem outros fatores que influenciam nos baixos índices de qualidade da educação brasileira, exemplo os baixos salários dos professores, as condições de trabalho, a infraestrutura das escolas, bem como a inexistência de  bibliotecas escolares e de bibliotecárias.
Para criar o habito de leitura é necessário que pais e professores “vendam” a idéia de ler para a criança, e isso se dá através da exposição de livros, jornais e revistas  em casa, nas escolas, na unidades de saúde... e  por que não em bancos, lojas e terminais de ônibus; onde a criatividade possa estar presente.
A importância que damos ao livro é determinante para a criança, pois é através de bons exemplos que se dá a formação dos primeiros valores. É, portanto, a leitura, um poderoso e essencial instrumento libertador do homem, por isso propomos através deste projeto, com o objetivo de contribuir para a emancipação de nossos estudantes, bem como de toda a comunidade.
           Acredito que para fazer de nosso município um referencial  em  capacidade leitora, devemos começar agora. “Participe e doe livros para o Programa Biblioteca nos Bairros”, sugere Professora Ariel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário