terça-feira, 12 de abril de 2011

VEREADORA PROFESSORA ARIEL BORTOLUZZI SOLICITA AO EXECUTIVO QUE SEJA CRIADO NO ANTIGO CANIL MUNICIPAL UM CENTRO DE ZOONOSES.

     A Vereadora Prfª. Ariel solicitou através do requerimento nº. 10/2011 que o Executivo estude a viabilidade de implementar nas dependências do antigo Canil Municipal, um Centro de Zoonoses.
     Segundo a vereadora Profª Ariel, a implementação do centro de Zoonoses no espaço do antigo canil irá sanar problemas de abandono e depredação do prédio público, atender a Lei que proíbe a prática de eutanásia além de possibilitar que o Departamento da Vigilância Sanitária tenha verbas próprias para desenvolver atividades voltadas à vigilância ambiental, ao controle de doenças transmitidas por animais como a leptospirose - que já matou pessoas em nosso município - e também a tuberculose, que é uma doença contagiosa . Com médicos veterinários e agentes de saúde ambiental é possível prevenir várias doenças que são transmitidas por animais.
     Além de realizar o controle de doenças transmitidas por cães e gatos, o Centro de Zoonoses também poderá desenvolver projetos e programas de controle de animais que ficam nas ruas e que podem transmitir doenças graves. A raiva, por exemplo, ainda circula pelo país em animais abandonados. Basta passear pelas ruas para ver: eles estão por toda parte. Cachorros e gatos ficam vagando por aí e são um risco para a saúde pública.
     O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - CODEMA, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação, estão buscando parceria com a PUC e a UFPR para desenvolver o Programa da Guarda Responsável de Cães e Gatos. O Programa contará com a criação de um mascote para o município e seguirá algumas etapas, como censo canino, material informativo, palestras e controle populacional de cães e gatos por esterilização (castração).

"Abandonar animais em vias públicas é um ato de crueldade e um crime previsto no Decreto - Lei nº 24.645 de 10 de julho de 1934".

Nenhum comentário:

Postar um comentário